Na próxima segunda-feira, dia 23, inicia a Campanha de Vacinação contra a Influenza. Diante da atual situação do COVID-19 na cidade a Secretaria de Saúde, através da Secretaria de Vigilância Epidemiológica de Timbó, irá adotar novas estratégias para vacinar o grupo da terceira idade, que é o mais atingido pelo Coronavírus atualmente.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da cidade, Sabrina Grassi, a campanha de vacinação foi adiantada neste ano em decorrência dessas situações. “É por esse motivo que, até o dia 16 de abril, serão vacinados apenas os idosos e profissionais da saúde. O local de vacinação desses dois grupos, visando garantir sua segurança e proteção, será nas escolas municipais e nos Núcleos de Educação Infantis (NEIs) da cidade”, esclarece.
A única exceção será o bairro Nações, onde as vacinas serão aplicadas na Associação de Moradores.
Horários para a vacinação
A aplicação das vacinas contra e gripe, nesses locais, irá acontecer das 9h ao meio-dia e das 14h30min às 16h30min. A Policlínica também estará com sua sala de vacina aberta a partir de segunda-feira, atendendo das 17h às 22h.
Unidades de Saúde irão manter atendimentos de rotina
As Unidades de Saúde irão manter as vacinas de rotina. A partir da próxima semana, das 7h30min às 9h e das 13h às 14h30min, serão atendidas as pessoas que estiverem com sintomas de gripe (ou outras doenças).
“Com essas decisões, buscamos isolar os idosos, já que esse é o primeiro público a receber a vacinação e, ao mesmo tempo, o que mais registra óbitos em decorrência do COVID-19”, explica Sabrina.
Dia “D” será 9 de maio
Pela primeira vez, farão parte do público alvo adultos de 55 a 59 anos de idade. O Dia “D” de Vacinação está marcado para 9 de maio. Segundo Sabrina, a meta neste ano é imunizar 90% da população. Neste montante, o número mínimo de idosos que a Secretaria de Saúde pretende imunizar na cidade é de 4.335.
A campanha, neste ano, será realizada em três etapas. Confira, a seguir, como irá funcionar.
Primeira fase
Início: 23 de março
Público: Idosos (pessoas de 60 anos ou mais) e trabalhadores da saúde, tanto do setor público quanto privado. Os idosos devem ter junto sua caderneta de vacina e documento de identidade. Já os profissionais da saúde devem trazer, além desses documentos, algum outro que comprove sua profissão no meio.
Segunda fase
Início: 16 de abril
Público: idosos; profissionais da saúde; professores de escolas públicas e privadas; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas.
Terceira fase
Início: 9 de maio
Público: idosos; profissionais da saúde; professores; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas; crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas; povos indígenas; adultos de 55 a 59 anos de idade.
Assessora: Aline Brehmer
Arte: Governo do Estado de Santa Catarina