A ansiedade pelo evento que marca o início de um novo ciclo, o nervosismo, a euforia. Emoções que gerações de meninas, moças e mulheres sentiram ao participar de um rito tradicional em várias culturas: o baile de debutantes. A palavra debutar deriva do francês e significa estrear. A partir deste evento, onde a jovem era apresentada a sociedade, ela passaria a ter liberdade para participar de festas, encontros e conversas inacessíveis a crianças. Ela também poderia usar roupas mais maduras e até namorar. Originado em um momento mais conservador das sociedades ocidentais, o baile de debutantes já não tem mais a mesma conotação nos dias de hoje, mas ainda assim é o sonho de muitas meninas prestes a completar 15 anos.
A partir desta sexta-feira, dia 20, o Museu do Imigrante traz para a comunidade a exposição Além do Véu Memórias da moda, vestidos e bailes de debutantes, em parceria com a estilista Aster Scheidt. A exposição dá sequência à programação comemorativa dos 15 anos do Museu, e apresenta vestidos, fotos e peças originais da segunda metade do século XX. A exposição Além do Véu Memórias da moda, vestidos e bailes de debutantes permanece aberta ao público até o dia 27 de maio de 2018.
O Museu do Imigrante está localizado no Complexo da Thapyoka, e abre para visitações sempre de terça a domingo, das 08h30 às 11h30, e das 13h30 às 17h30. Os ingressos custam R$ 2, e pessoas menores de 06 anos, idosos com mais de 60 anos e turmas escolares do município de Timbó não pagam. Estudantes e professores pagam meia-entrada e grupos devem ser previamente agendados.
Serviço:
Local: Museu do Imigrante de Timbó
Endereço: Avenida Getúlio Vargas, nº 211, Centro, Timbó.
Telefone: (47) 3382-9458
Email: [email protected]
Entrada: R$ 2,00 (pessoas acima de 60 ou abaixo de 06 anos não pagam, estudantes e professores pagam metade. Grupos devem ser previamente agendados e turmas escolares do município não pagam).
Assessoria de Comunicação
Arte: Divulgação