Dados do Departamento Municipal de Trânsito Demutran de Timbó, coletados e cruzados com números dos órgãos de Segurança Pública (Delegacia de Polícia, Bombeiros e Polícia Militar) indicam que nos últimos anos houve uma redução de 73% no número de mortes no trânsito no município de Timbó. Ou seja, até 2010/2011 a média era de 10 mortes por ano, agora são menos de três.
Sobre esses números o vice-prefeito e também secretário interino de Planejamento do município de Timbó, Marcelo Luiz Ferrari, afirmou que o programa Pavimenta Timbó tem seu apelo. Isto é muito importante, como uma pavimentação pode não somente trazer mais qualidade de vida para as nossas famílias, com menos lama e poeira na frente das casas, mas também reduzir o número de vítimas fatais no trânsito.
Segundo o secretário a explicação é simples. Com a pavimentação das vias é melhorada também a qualidade das calçadas e dos acostamentos. E isso proporciona mais visibilidade daquilo que acontece à frente de motoristas, ciclistas e pedestres.
Mais ruas pavimentadas
Na última quinzena de fevereiro a Prefeitura de Timbó, por meio da Secretaria de Obras, entregou mais quatro ruas pavimentadas em diversos bairros. A Rua Saudades (trecho 4), no Bairro Quintino, esquina com a rua Botuverá, a própria Rua Botuverá; a Rua Inglaterra (trecho3), no Bairro das Nações e a Rua Eugen Fouguet, na Vila Germer. Já em fase de conclusão estão as ruas Índia, no Bairro das Nações e Augusto Maas, na Vila Germer.
Segundo o prefeito Jorge Kruger, o Programa Pavimenta Timbó está avançando dentro do planejado. Desde o lançamento do programa, no final do mês de maio do ano passado já pavimentamos aproximadamente 21 ruas e em 2018 está previsto pavimentarmos cerca de mais 25 ruas no total, em diversos bairros, afirmou.
Com relação à meta de pavimentar 100 ruas até o fim de seu mandato, o prefeito explicou como isso está planejado. A meta é pavimentar outras 25 ruas em 2019 e mais 35 ruas em 2020, cumprindo a meta estabelecida, disse.
Jorge Kruger também frisou que todos no município são beneficiados com o Programa Pavimenta Timbó. As famílias, com mais qualidade de vida a preços mais baratos e a cidade com melhor mobilidade urbana e mais segurança no trânsito.
Sobre as reperfilagens, programadas para acontecer nos principais corredores de serviço da cidade, o prefeito Jorge Kruger lembrou que elas já têm recursos garantidos pelo Badesc, no valor de cerca de R$ 4 milhões.
Ruas já pavimentadas por mutirão:
Rodeio (trecho 3)
Faxinal dos Guedes
Água Doce
Itajaí
Dr. Pedrinho
Expedicionário Pedro João Silva
Piratininga
Caçador
Criciúma
Saudades (trecho 3)
Saudades (trecho 4)
Inglaterra (trecho3) recém terminada
Eugen Fouguet (trecho3)
Botuverá (trecho2)
Índia – termina dia 6 março
Ruas por mutirão – locais onde a Secretária de Obras está trabalhando:
Augusto Maas
Emílio Jurk (trecho 3)
Carlos Gomes
Angola inicia semana que vem dia 6 março
Ruas por mutirão – na fase de documentação:
Suécia (trecho final)
Áustria (Líbano até a Oscar Piske)
México
Jordânia
Diamantina
Piauí
Imbuia (trecho 1)
Apucarana (trecho 1)
Fraiburgo
Alagoas com Sergipe
Alasca (lado do Rio)
Ruas por mutirão – na fase de reuniões:
Bulgária
Argélia
Turquia
Ruas por Convênio (situação):
Rua Subida do Morro Azul: quatro trechos, com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente obra concluída;
Rua Reinhold Schlei: rua do cemitério do Bairro Araponguinhas obra concluída;
Rua Dona Clara: trecho 1 – até a entrada da Associação de Moradores – aguardando início dos trabalhos;
Avenida 7 de Setembro aguardando início dos trabalhos;
Rua Honduras: do laboratório de Análises Clínicas até o entroncamento com a Gel. Osório, passando pela Germano Brandes Sênior aguardando início dos trabalhos;
Rua Germano Brandes Sênior: até defronte ao Hospital Oase- aguardando início dos trabalhos;
Rua General Osório: trecho 1 (descida da ponte) aguardando início dos trabalhos.
Assessoria de Comunicação
Fotos: Sócrates Prado