As Blitz Educativas realizadas pelo Departamento Municipal de Trânsito Demutran de Timbó são realizadas geralmente nas imediações das escolas, com a participação sempre ativa dos Agentes de Trânsito e também dos Alunos-Guia.
De acordo com a coordenadora de Educação Para o Trânsito da Prefeitura de Timbó, Carla Soraya Groni, há muitas dúvidas e abordagens controversas, até mesmo pelos meios de comunicação, sobre o trânsito. Segundo ela fala-se sobre acidentes, aumento do fluxo de veículos, velocidade, falta de fiscalização ou excesso de fiscalização, muitas vezes, sem fundamento.
Nessas Blitz Educativas orientamos e entregamos material informativo para os motoristas. Nós temos a possibilidade e a necessidade de orientar, educar para um trânsito mais seguro, porém, a escolha é de cada um. Se vai transitar de forma consciente e preserva a vida, ou vai cometer infrações que podem resultar em crime e até morte, inclusive, reflete Carla.
É necessário lembrar que a premissa maior para a criação de leis é a necessidade. Se alguma lei é criada, a mesma advém para regular, organizar algo e assim foi em relação ao trânsito, quando foi criado o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), lembrou a coordenadora.
Ainda segundo Carla, conforme nossa legislação brasileira, a pessoa adquire concessão para dirigir mediante realização de aulas teóricas e práticas, além de teste escrito, psicológico e prático. Partindo desse pressuposto, todas as pessoas que possuem habilitação teriam que ter conhecimento referente à legislação, no entanto, as estatísticas contradizem isso.
A coordenadora disse também que o objetivo das Blitz Educativas é, claramente, de educar desde cedo e atrelar essa educação ao movimento diário no trânsito da cidade. Carla frisa, ainda, que essas blitz são uma extensão de um trabalho preventivo. O município, através de seus Agentes de Trânsito, junto com os órgãos de segurança (Polícia Militar) continuam realizando as fiscalizações de rotina.
Assessoria de Comunicação