Com o tema Proteger a amamentação: Construindo alianças sem conflitos de interesses, a Secretaria de Saúde de Timbó irá realizar ações na Semana do Aleitamento Materno. O evento é mundial e acontece há 25 anos, como o apoio da OMS Organização Mundial de Saúde, do UNICEF e de várias organizações profissionais, ONGs de fomento a saúde e das Sociedades Científicas como a Rede IBFAN Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar. O evento é uma realização da Prefeitura de Timbó, através da Coordenação ESF/ Saúde da Mulher/ Saúde Mental/NASF/NEPSHU e Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Timbó. E com o apoio e assessoria técnica da: Rede Amamenta e Alimenta Brasil , IBFAN Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar e Comitê do Aleitamento Materno do Médio Vale do Itajaí
A celebração e a visibilidade do ato de amamentar, em apoio às mães que realizam esta importante, mas difícil missão é um dos objetivos desta semana. O outro é alertar os profissionais de que o aleitamento materno tem inimigos! A indústria tenta a todo custo convencer profissionais de saúde e pais das crianças de que existe um produto pronto para solucionar os problemas de sono, de peso, de alergias, de dificuldades na amamentação.
Tem também o objetivo de buscar o apoio dos governos e diversos setores da sociedade para promover, proteger e apoiar a amamentação; Construir alianças sem conflitos de interesses para fortalecer as políticas e programas de aleitamento materno e alimentação infantil; Mobilizar e desenvolver ações para a promoção, proteção e apoio à amamentação e práticas adequadas de alimentação infantil.
É evidente que todos nós profissionais de saúde apoiamos a amamentação e acreditamos que seja o melhor. No entanto, muitas vezes nossas práticas profissionais e rotinas de trabalho não dão conta de proteger as mães das muitas dificuldades que podem acontecer neste percurso. Principalmente quando não há o acompanhamento muito próximo da dupla mãe e bebê com observação da mamada e apoio efetivo às mães. E é por isto também que estamos promovendo mais um encontro de educação permanente para os profissionais de saúde com esta temática. E convidamos palestrantes muito especiais para conversarem conosco. Referências na área de pediatria e de saúde da família, disse a enfermeira e uma das organizadoras do evento Margot Friedmann Zetzsche.
Programação
No dia 2 de agosto, quarta-feira, a partir das 14h, será abertura da Semana do Aleitamento Materno, com Roda de Amamentação no Parque Central. Caso chova, o evento será transferido para o saguão da Policlínica.
No dia 9 de agosto, quarta-feira, a partir das 13h, será realizado na Câmara Municipal, uma palestra para os profissionais da saúde com o tema Processo de Trabalho e apoio a dupla mãe e bebê pela palestrante convidada Dra. Susana Moritz Pediatra e Medica de Família – Consultora do Ministério da Saúde para a Rede Amamenta e Alimenta Brasil.
Também no dia 9, às 19h, será realizada a palestra, Aleitamento Materno (aberto ao público), com a Dra. Mari Eloísa Andrade, Médica Pediatra Homeopata, Mestre em Saúde, especialista Internacional em Aleitamento Materno e Consultora do Ministério da saúde para a humanização do atendimento aos prematuros Método Canguru. É voltada para famílias com bebes, gestantes e profissionais de saúde, na Câmara Municipal de Timbó.
A amamentação é um dos meios mais eficazes e com menos custos para assegurar que as mães, seus bebês e crianças pequenas alcancem o mais alto nível de saúde. Quando as mães amamentam, os benefícios são para a família, comunidade e países, em curto, médio e longo prazo. Para eliminar barreiras enfrentadas pelas mulheres é necessário que todos e todas compreendam, disse a nutricionista e uma das organizadoras do evento Luize Amanda Salvador.
Serviço:
Semana do Aleitamento Materno
Dia 2 de agosto, quarta-feira, às 14h no Parque Central- Roda de Amamentação
Dia 9 de agosto, quarta-feira, às 13h na Câmara de Vereadores Palestra aos profissionais da área
19h na Câmara de Vereadores Palestra aberta a comunidade.
Assessoria de Comunicação