Desde o início de 2021 até o fim do mês de junho, a Sala do Empreendedor de Timbó prestou mais de 4.800 serviços a empreendedores do município. A coordenadora da Sala do Empreendedor, Maraiza Wüerz, destaca o crescimento no número de aberturas de MEIs, foram 532 em 2021. “Se nós contrastarmos com o número de baixas, de 142, vemos um saldo positivo. Esse número é um crescimento muito grande e mostra como Timbó tem se mostrado um lugar fértil para as pessoas investirem em seus negócios”.
São diversos serviços disponíveis. Desde protocolos de abertura de Microempreendedor Individual (MEI), protocolos de alteração de endereço ou atividade, baixas de MEI, emissão de guias Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), emissão de notas fiscais, declaração anual, pedidos de inscrição estadual, pedidos de informações até auxílio na organização de documento para licitação.
De acordo com a coordenadora, o espaço tem exercido um papel importante de orientação aos empreendedores. “É possível abrir facilmente um MEI pela internet, mas entender o que isso significa, todas as obrigações e direitos, a maioria não tem conhecimento”, explica.
Além disso, a Sala também busca trazer aperfeiçoamentos para os empreendedores, como as consultorias gratuitas de negócio, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Neste ano já foram realizadas as consultorias sobre “Como vender pelo WhatsApp” e “Custos e formação do preço de venda”, que atendeu oito pessoas em cada.
Divulgação de informações
A Sala do Empreendedor busca atingir cada vez mais empreendedores. Os profissionais da Sala também promovem palestras externas, como a que realizaram no dia 14 de junho, para o Núcleo de Artesãos da Associação Empresarial do Médio Vale Itajaí (ACIMVI).
A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) foi um assunto que gerou muitas dúvidas entre os MEIs, por isso, a Sala promoveu uma conversa com uma contadora transmitida nas redes sociais da Prefeitura de Timbó, no dia 19 de maio.
Números da Sala do Empreendedor em 2021 (até 30 de junho):
- Protocolos de abertura de MEI: 532
- Protocolos de alteração de endereço/atividade: 128
- Baixas de MEI: 142
- Emissão de guias DAS: 2465
- Emissão de Notas Fiscais: 375
- Declaração anual: 787
- Pedidos de inscrição estadual: 37
- Pedidos de informações: 320
- Auxílio na organização de documento para licitação: 14
- Atendimentos para interessados no Programa Juro Zero: 77
- Consultoria “Como vender pelo WhatsApp”: 8
- Consultoria “Custos e formação do preço de venda”: 8
Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT
Foto: Divulgação