Os Núcleos de Educação Infantil (NEI) de Timbó contam com uma alimentação pensada de forma balanceada para as crianças. Entre elas, está a redução do uso de açúcar no preparo dos alimentos.
Essa iniciativa foi motivada pela Resolução nacional N° 06, de 08 de maio de 2020, que dispõe sobre o Atendimento da Alimentação Escolar e proíbe a oferta e adição de açúcar, mel e adoçantes em preparações culinárias e bebidas destinadas a crianças com até três anos de idade.
Desde então, a Coordenação da Alimentação Escolar municipal, através da coordenadora Sílvia Maria Formigari da Costa e da nutricionista Leocádia Raquel Tamanini Bogo, vem trabalhando com as equipes dos NEIs em preparos culinários sem açúcar, optando por alternativas saudáveis, como banana caturra, uvas passas, maçãs e purê de maçãs para adoçar os alimentos.
Mas para além do cumprimento da resolução, a equipe considera o impacto do açúcar na saúde das crianças. “O açúcar, quando consumido em excesso, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e pode causar hiperatividade, redução na capacidade de concentração e irritabilidade. Também eleva os níveis de insulina e adrenalina no sangue, o que pode provocar ansiedade e dificuldade de concentração. Além disso, o açúcar contribui para o aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos, aumentando o risco de doenças cardíacas”, explica a nutricionista Leocádia Raquel Tamanini Bogo.
“Nosso objetivo é sempre proporcionar uma alimentação saudável e de qualidade para os alunos, priorizando sua saúde e bem-estar”, aponta a coordenadora Sílvia Maria Formigari da Costa.
Além disso, a equipe planeja, ainda, introduzir o suco de maçã concentrado na Chamada Pública para Alimentos da Agricultura Familiar, proporcionando mais uma opção para tornar as preparações culinárias mais saudáveis.
Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT
Fotos: Divulgação SEMED Timbó