Na noite da próxima quarta-feira, dia 22 de maio, acontece o lançamento de uma nova coleção de produtos artesanais e criativos com a identidade cultural de Timbó. O evento inicia às 19h, no Teatro Municipal de Timbó.

São mais de 40 novos produtos, que compõem onze coleções, criados pelas artesãs e criativas do município que participaram do Programa Desenvolvimento para o Artesanato Ouro, que é uma parceria entre o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), Sebrae e Prefeitura de Timbó, através da Fundação de Cultura e Turismo.

Esta nova turma do Programa iniciou em abril de 2023, com oficinas presenciais e on-line, estudos e pesquisas, trocas coletivas e consultorias individuais. O programa foi disponibilizado para artesãos e criativos de nove municípios do Vale Europeu. Timbó já lançou a primeira turma deste programa em 2022.

Sob a responsabilidade da Diretora de Turismo do CIMVI, Arlete Regilene Scoz, do Diretor-Presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, Jorge Ferreira, e orientadas pelas consultoras do Sebrae-SC, Bárbara Wagner e Michele Laforga, as artesãs e criativas se beneficiaram de um processo de criação conjunta, que mudou o seu olhar e buscou valorizar a cultura local, adquirindo conhecimento que pode ser replicado em suas futuras criações, na precificação de seus produtos e num novo posicionamento de mercado com uma oferta diferenciada na região, promovendo o empreendedorismo, o incremento da sua renda e o aumento da sua autoestima.

Durante o evento, as artesãs e criativas apresentarão suas novas obras e receberão seus certificados. Entre as inspirações para os itens criados estão: temas e personagens da história, cultura, flora e fauna local, assim como arquitetura, artefatos, sabores, saberes e costumes dos imigrantes alemães e italianos que influenciaram o modo de ser e viver dos habitantes de Timbó. São estes pontos que trazem o diferencial para os produtos desenvolvidos por elas.

O lançamento comercial dessas novas coleções acontecerá na Feira Internacional de Artesanato e Decoração (FEINCARTES), de 31 de maio a 09 de junho, no MC Eventos em São José, Grande Florianópolis, em um estande exclusivo para o artesanato do Vale Europeu Catarinense.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT com informações Sebrae SC