Na noite de ontem, quarta-feira (22), aconteceu no Teatro do CIC – Centro Integrado de Cultura Ingo Germer, em Timbó, o lançamento das novas coleções de Produtos Artesanais & Criativos com a Identidade Cultural de Timbó. O evento foi marcado também pela certificação das artesãs e criativas que participaram do projeto.

O programa é uma iniciativa dos gestores municipais de Cultura e Turismo, com a organização do CIMVI – Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, em parceria com o Sebrae, Fundação de Cultura e Turismo e Prefeitura de timbó.

As novas coleções de Produtos Artesanais & Criativos com a Identidade Cultural de Timbó é o resultado do Programa de Desenvolvimento para o Artesanato Ouro, do Sebrae em parceria com demais órgãos de Cultura dos municípios. O programa propõe a realização de várias ações e diversas soluções, como capacitações coletivas, consultorias individuais, mentorias, workshops e realização de eventos, entre outras iniciativas, para aliar o potencial inovador à identidade cultural local.

O momento de maior emoção da noite foi quando a designer e consultora do Sebrae, Michele Laforga, apresentou o tema e o trabalho de cada artesã e criativa, além de entregar a certificação. No total, 11 artesãs e criativas apresentaram ícones da história, da cultura, da arquitetura e de paisagens de Timbó em suas produções. Foram elas: Andrea Kaestner Kamp, Dóris Holdorf Kiefer, Elisabeth Aparecida Tomaselli Loes, Evany Butzke, Gisela Barg, Idete Schwartz Michelson, Jerusa Maas Feuser, Jéssica Mara Puff Bieging, Luciana Cristina Lazzarini Felippi, Pamela Gabriely Tomko Volkmann e Roberta Bonatti.

Diversas autoridades convidadas deixaram uma mensagem na noite. Entre elas o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, Jorge Ferreira, a gestora de Turismo do CIMVI, Arlete Regilene Scoz, a analista técnica do Sebrae, Alice Silvana D’Oliveira, a administradora e consultora do Sebrae, Bárbara Wagner, o presidente da Câmara de Vereadores, Edson Bona e representando das artesãs, Andréa Kaestner Kamp. O prefeito Jorge Kruger, que esteve durante a semana com seu vice-prefeito, Guilherme Voigt Júnior em Brasília não pode estar presente e sua mãe, Lourdes Kruger, que sempre acompanha os eventos culturais do município, simbolicamente, o representou.

O diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, Jorge Ferreira, disse que “valorizar a Cultura é não deixar morrer o passado, é revisitá-lo e ressignifica-lo, é reconhecer sua ancestralidade e agradecer a quem veio antes por tudo que preparou e pela evolução que nos deixou”. Esta é a segunda turma de Timbó que participa do programa do Sebrae que ressignifica em produtos artesanais a cultura, as tradições e as belezas do município. A primeira se formou em 2022 quando o evento de apresentação dos trabalhos e certificação aconteceu no Museu da Música.

Assessor: Sócrates Prado/Ascom PMT
Fotos: Brunê Nasato