Na noite desta quarta-feira, dia 05 de junho, aconteceu a II Noite de Documentários, que abriu a programação da Semana do Desenvolvimento Sustentável de Timbó.

O evento no Centro Integrado de Cultura Ingo Germer premiou os melhores documentários produzidos por estudantes do Ensino Médio de Timbó. Foram inscritos dez documentários, de alunos das Escolas de Educação Básica Ruy Barbosa e Júlio Scheidemantel e o Centro de Educação Profissional (CEDUP) de Timbó. Os trabalhos abordam conteúdos científicos ligados a Timbó, estabelecendo relação com um ou mais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os documentários passaram por uma comissão julgadora, que analisou narração, relação com ODS, pesquisa, edição, ética e ponto de vista. A premiação total soma quase cinco mil reais, que foram distribuídos para os cinco melhores. Confira quem foi.

1º lugar: Saneamento Básico, o Samae Timbó. Das estudantes Larissa Klitzke Gomes, Stefany Eduarda Leitzke e Nicole de Jesus Santos Benzi, com a orientação da professora Gabriele Caroline Fontanive, da EEB Ruy Barbosa. Prêmio total de R$ 1.200 para a equipe.

2º lugar: A educação é uma semente, plante-a. Dos estudantes Kauã Fujie, Welinthon Augusto e Gustavo dos Santos, com a orientação da professora Gabriele Caroline Fontanive, da EEB Ruy Barbosa. Prêmio total de R$ 1.100 para a equipe.

3º lugar: Parque Girassol: uma contribuição para uma Timbó melhor. Dos estudantes Guilherme Rudolfo Krambeck, Emili Luiza Salvador, Maria Eduarda Goulart e Maria Luísa Groni Heinzen, com a orientação da professora Larissa Frainer, da EEB Ruy Barbosa. Prêmio total de R$ 1.000 para a equipe.

4º lugar: Aquecimento Global. Das estudantes Ananda Peter e Bianca Vitória Domingues, com a orientação da professora Ana Cláudia Moser, da EEB Prof Júlio Scheidemantel. Prêmio total de R$ 800 para a equipe.

5º lugar: Ecovisão. Dos estudantes Gabriel Viganó e Matheus Oliveira. com a orientação do professor Hugo Komuro Cabral, da EEB Prof° Júlio Scheidemantel. Prêmio total de R$ 800 para a equipe.

Todos os dez documentários estão disponíveis no Youtube do Promea Gaia Timbó, acesse aqui.

“Estamos muito felizes com o resultado. Desde o ano passado vemos como os trabalhos têm evoluído. Essa participação ativa dos estudantes na produção de conhecimento sobre a nossa cidade é algo fantástico”, comemora a presidente do Grupo Intersetorial de Educação Ambiental, Carla Soraya Groni.

A Noite ainda foi abrilhantada com duas apresentações do Grupo de Dança Andreia Mendes.

Semana do Desenvolvimento Sustentável

A programação da Semana do Desenvolvimento Sustentável segue nesta quinta, sexta e sábado, com oficinas no Centro Integrado de Cultura Ingo Germer. Entre os temas estão: tintas naturais; ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; Fauna nativa; PANCs (Plantas Comestíveis Não Convencionais); Interação sensorial; e O oceano começa aqui.

O evento retorna no dia 15 de junho, com o Dia da Família, no Jardim Botânico. Acesse aqui a programação completa.

E, encerrando a programação no domingo, acontece a Caminhada Noturna no Morro Azul, com o objetivo de contemplar o nascer do sol. Um ônibus sairá da Prefeitura às 4h15 e vai levar os todos até a área do galpão/camping do Morro Azul. De lá, todos seguem a pé até o topo do Morro. A volta está prevista para às 8h. As vagas do ônibus já foram preenchidas, mas quem quiser acompanhar de carro será bem-vindo.

A Semana do Desenvolvimento Sustentável é organizado pelo Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA) de Timbó, junto à Prefeitura de Timbó (através do departamento de Meio Ambiente), SAMAE, Fundação de Cultura de Turismo (FCT) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e com apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA) e Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI).

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Foto: Raquel Piske