Na tarde desta quinta-feira, dia 12 de novembro, aconteceu a entrega da doação de uma peça de roupa chamada ‘capotão’ para o Museu do Imigrante. A peça foi doada pela família Darui para o acervo do Museu, já que a peça também conta parte da história da vinda dos imigrantes italianos para a cidade.

“Esta peça foi fabricada na Itália e veio junto no navio com os imigrantes Antônio Da Rui e família, no ano de 1883. Cinco gerações da nossa família usaram ela. Inicialmente Antônio, depois o filho Giuseppe, depois o neto Angelo, depois o bisneto Mario e depois o trisneto Nevile”, explicou a Agente Consular Honorária da Itália e representante da família Darui doadora do Capotão, Norma Maria Da Rui.

Os irmãos Norma, Nevile e Renato Da Rui que realizaram a doação. Nas últimas décadas essa peça de roupa esteve aos cuidados do casal Mario e Oliva, pais dos três irmãos. “Este é um momento muito importante para a história da imigração italiana da nossa região”, comemorou norma.

Foi através de Celso Cristofolini, que está fazendo um levantamento histórico sobre a imigração italiana no município e estava em contato com a família Da Rui, que surgiu a ideia de doar este item para o acervo do Museu para que toda a população possa ter acesso.

“Ficamos felizes em receber esta peça no nosso Museu, que vem se somar a toda a herança cultural que foi construída e que mantemos aqui”, agradeceu o diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Timbó, Jorge Ferreira.

O prefeito Jorge Krüger também acompanhou o ato de doação. “Nosso Museu do Imigrante tem tido um papel muito importante em perpetuar a história dos nossos antepassados. E, ver o interesse do público em contribuir com o nosso acervo é muito bom e importante”.

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Foto: Raquel Piske/Ascom PMT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here