Para marcar o dia 25 de julho, Dia do Colono, neste próximo domingo (29) acontece a Festo do Colono de Timbó, na sede da Associação de Moradores do Bairro São Roque. Na programação haverá a benção ecumênica, o almoço do colono e a tarde dançante. O evento é aberto a todo o público e está sendo organizado numa parceria entre a Prefeitura e o Departamento de Agricultura, junto com a EPAGRI. Ainda durante esta semana, dois eventos específicos ao colono serão promovidas: no dia 25, às 13h, na Câmara de Vereadores acontece o Seminário Raízes e Troca de Sementes e no dia 26 será realizada uma oficina na propriedade de Osmar Stolf, a partir das 13h, intitulada Um Dia de Campo na Piscicultura.
A Prefeitura de Timbó vem ao longo dos últimos anos desenvolvendo o setor primário do município numa parceria muito forte com quem realmente faz a diferença nessa área, o produtor rural. No que cabe ao poder público o Departamento de Agricultura, vinculado à Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Agrícola tem por competência prestar serviços através da patrulha mecanizada e promover o desenvolvimento das atividades agrícolas, pecuárias e de aquicultura no município.
O Departamento tem por função, ainda, promover a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros e agroindustriais; prestar assistência técnica, com meios próprios ou através de convênios, para o desempenho agropecuário, além de promover vistorias nos estabelecimentos de cortes frios. Dá também uma atenção especial à Agricultura Familiar, promovendo ações de conscientizações, tais como: palestras, cursos, seminários, visitas técnicas e a tradicional Festa de Integração do Dia do Colono.
Atualmente o município de Timbó conta com 577 produtores rurais cadastros no sistema, que desempenham um importante papel na produção e comercialização de bovinos, suínos, ovinos, leite, milho, hortaliças, frutas, arroz, flores e peixes. A Prefeitura ainda auxilia os agricultores prestando serviços de distribuição de macadame, além do desconto no IPTU de propriedades rurais (desde que seja apresentada a DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf, documento que identifica o produtor familiar).
A Prefeitura de Timbó também coopera de forma direta com a produção local. Para isso ela realiza chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, destinados ao atendimento do PNAE Programa Nacional de Alimentação Escolar. Para isso, esses produtores ou empreendedores rurais podem contar com auxílio da Sala do Empreendedor, que os orientam a providenciar toda documentação necessária para participar da concorrência pública.
Somente neste ano de 2018, 10 produtores foram contemplados com a possibilidade de fornecer para a Secretaria de Educação do município sua produção: banana branca, banana caturra, couve-flor, vagem, repolho, alface crespa verde, maçã, suco de maracujá integral, doce de fruta, leite, iogurte, peixe de água doce (filé de tilápia), cenoura, laranja, pepino japonês, brócolis ramoso.
Assessoria de Comunicação
Foto: Arquivo/PMT