Todas as terças e sextas-feiras é possível encontrar frutas e hortaliças frescas, sem agrotóxicos e direto do produtor, no Centro de Timbó. Desde 2016, acontece na Praça das Bandeiras, ao lado do antigo BESC, a Feira da ProOrg Associação de Produtores Orgânicos de Timbó. Semanalmente são colocados à venda produtos orgânicos certificados, como figo, brócolis, morango, laranja, alface, graviola, banana, couve, repolho, hibisco, tangerina, e muitos outros, dependendo da época do ano.
A Feira já é tradicional na rotina das famílias de Timbó e região, que buscam alimentos saudáveis e com procedência confiável, como a dentista Desirée Fronza. Há mais de 10 anos, Desirée visita semanalmente a Feira da ProOrg, e leva sempre todos os produtos da estação. Só compro no supermercado o que realmente não encontro aqui. Imagina o que não comemos sem saber!, declarou.
Certificiados
Para ser orgânico não basta falar, tem que certificar, enfatizou o técnico em agropecuária da Prefeitura de Timbó, Odair Tamanini. De acordo com ele, os produtos à venda na Feira da ProOrg passam pela certificação do Sistema OCS (Organização de Controle Social) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA, e também pela EcoVida, entidade certificadora.
Jair Dallabona, agricultor familiar e integrante da ProOrg desde sua criação, há cerca de 20 anos, cultiva inúmeras variedades de frutas e hortaliças. Para ele, os orgânicos exigem mais atenção e mão-de-obra, mas em contrapartida economizam em muito nos insumos. Os orgânicos seguem a lógica do respeito à natureza, cuidando primeiro do solo, para que esteja saudável, sem agrotóxicos e venenos, para colher o que de melhor ele pode ofertar, declarou.
A Feira ProOrg acontece sempre nas terças e sextas-feiras, das 14 às 19h.
Assessoria de Comunicação
Fotos: Camilla Dallabona