Jovens que completam 18 anos em 2024 têm até o dia 30 de junho para fazer o Alistamento Militar obrigatório através do site www.alistamento.eb.mil.br. Vale destacar que não é necessário esperar o aniversário para se alistar.
Após o preenchimento do Alistamento On-line, será disponibilizado inicialmente o Certificado de Alistamento Militar (CAM), que é um documento provisório e consta o número de Registro de Alistamento. A partir disso, o jovem deve aguardar o agendamento para levar os documentos (CPF/RG e comprovante de residência) até a Junta Militar, que atende junto ao Simplifica Timbó. Mas estes agendamentos acontecerão após o dia 30 de junho.
Os cidadãos alistados em Timbó estão previamente dispensados do Serviço Militar Inicial. Mas o recebimento do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) fica condicionado ao pagamento da taxa militar e da participação da Cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional.
O telefone da Junta Militar de Timbó é o (47) 3380-7917, também é possível encaminhar e-mail para [email protected]. O atendimento acontece no Simplifica Timbó, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, Rua Japão, nº 408, Bairro das Nações.
Saiba como realizar o Alistamento On-line
1 – Acesse alistamento.eb.mil.br ou o aplicativo Exército Brasileiro
2 – Quero me alistar
3 – Alistamento militar
4 – Crie ou acesse a sua conta.gov.br com a senha
5 – Alistamento on-line – alistamento Brasil, preencha todos os dados
6 – Você deverá concluir o processo para realizar o alistamento. Atente para a informação “Parabéns! Seu Alistamento foi realizado com Sucesso”.
7 – Imprima o CAM-Certificado de Alistamento Militar, documento provisório que comprova o seu alistamento, salve-o na galeria de fotos do seu celular, em pasta, ou anote o número do seu Registro de Alistamento (RA)
8 – Pesquise a qualquer momento a sua situação pela opção “Acompanhar Alistamento“
O que acontece com o cidadão que não se alistar? Ele ficará em débito com as suas obrigações militares e consequentemente, haverá impedimentos para:
- Obter passaporte ou prorrogação de sua validade;
- Ingressar como funcionário, empregado ou associado em – instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada;
- Assinar contrato com o governo federal, estadual, dos territórios ou municípios;
- Prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino;
- Obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão;
- Inscrever-se em concurso para provimento de cargo público;
- Exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação;
- Receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municípios.
Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT
Arte: Ascom PMT