Oferecer mais autonomia para os estudantes com necessidades especiais da rede municipal é a palavra de ordem na Secretaria Municipal de Educação de Timbó. Após a formação da equipe multidisciplinar e a consolidação da Política Municipal de Educação Inclusiva, que está com seu texto concluído, o Atendimento de Educação Especializada de Timbó entra em uma nova fase, mais efetiva e eficiente, para atender as necessidades especiais das crianças matriculadas na rede, potencializando ao máximo o desenvolvimento individual, conforme suas capacidades.
De acordo como secretário de Educação, Alfroh Postai, a construção da Política de Educação Inclusiva é um legado que se deixa para Timbó, independente das gestões administrativas futuras. “Isso é um marco na vida da Educação do município. O que queremos é desencadear mudanças que propiciem às nossas crianças mais autonomia frente às suas dificuldades, para que se insiram na comunidade com segurança, que possam ser eles por eles, conforme suas capacidades e vivam com a máxima qualidade de vida”, destacou o secretário.
A nova metodologia para o Atendimento Especializado em Timbó, que já vem realizando algumas ações com alunos e professores, mas, efetivamente atuará conforme as definições da Política Municipal de Educação Inclusiva, iniciará em fevereiro de 2020, foi baseada nos moldes já adotados pela cidade de Jaraguá do Sul, atualmente, uma referência em educação inclusiva. O primeiro passo foi a constituição da Equipe Multidisciplinar do município, composta pelo psicólogo, Pedro Ferreira, pela fonoaudióloga, Ana Paula Noberto, pela pedagoga, Andréia Ferrari e pela psicopedagoga e especialista em Educação Especial, Thaís Stoeberl.
A equipe é responsável pela condução e o aprofundamento na forma do atendimento junto às crianças, numa ação alinhada com o trabalho dos pedagogos, dentro das unidades escolares, dos professores regentes, das auxiliares de apoio escolar que ficam em sala com o aluno, além de todos os profissionais que na escola também se relacionam com os estudantes.
Para que esse trabalho se dê em plenitude, já estão sendo concluídas as montagens das Salas de Atendimento Especializado em todas as escolas municipais, quando a atenção para o estudante com necessidades especiais se dará em contraturno escolar, potencializando a aplicação dos estímulos para o seu desenvolvimento.
Outra ação já em andamento promovida pela Equipe Multidisciplinar é o alinhamento de dinâmicas e métodos para envolver todas as pessoas que possam contribuir e/ou estar em contato com o desenvolvimento pleno das pessoas com necessidades especiais em nosso município, como a família, profissionais de saúde e assistência social, educadores, entidades assistenciais, de maneira que haja um fortalecimento dessa rede de apoio.
Formação Continuada
Os momentos de formação que têm sido oferecidos pela Semed para todos os profissionais da rede, desde operacionais a coordenadores de unidades, também permitem a atualização constante de toda estrutura de trabalho que atende as crianças. São mais de R$ 500 mil investidos na área para oferecer qualificação aos servidores da educação, numa parceria com a Faepesul – Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Extensão da Unisul. E para os profissionais que atuam diretamente com alunos especiais, os trabalhos têm sido direcionados para oferecer o que há de mais atual e eficiente no atendimento especializado.
Sob a análise do prefeito Jorge Kruger, “não vemos a possibilidade de termos uma educação de qualidade, como tem em Timbó se não temos profissionais bem treinados, assistidos e incentivados e, ao tratarmos com alunos com necessidades especiais, essa responsabilidade é ainda mais intensa, pois, nos sentimos diretamente envolvidos com o desenvolvimento do potencial individual, do relacionamento familiar e da inserção desse indivíduo na sociedade, e sob essa ótica acreditamos que a Política de Educação Inclusiva legitima esses objetivos”.
Assessoria: Paula Leitão/Ascom PMT