A Educação no município de Timbó vem ao longo dos anos inovando em suas estratégias, servindo até mesmo como exemplo para outros munícipios. Assim foi com o fim das filas de espera por vagas nas creches, no projeto de robótica, na informatização de todo o seu sistema educacional e na criação de uma equipe multidisciplinar. Agora, numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a novidade é a ampliação no atendimento de fonoaudiologia para alunos da rede pública municipal de ensino.
Para isso, a fonoaudióloga Ana Paula Noberto, da equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação de Timbó (SEMED), teve sua carga horária ampliada para atuar em duas frentes. Segundo a própria Ana Paula, desde segunda-feira, 3 de maio, ela está atendendo durante 20 horas semanais nos educandários do município, fazendo o trabalho de triagem e análise dos alunos, e por mais 20 horas semanais na Policlínica, realizando o atendimento clínico especializado. “Dessa forma é possível, dentro das regras de Saúde, realizar toda checagem do problema e, posteriormente, o tratamento clínico”.
O secretário de Saúde, Alfredo João Berri, explica que o profissional de fonoaudiologia precisa atender o paciente num consultório apropriado. “Por causa das regras de atendimento na Saúde a profissional que atuava somente dentro das unidades escolares tinha seu trabalho clínico inviabilizado”.
O secretário de Educação, Alfroh Postai, salienta que este atendimento na Policlínica é especial para alunos da rede municipal de ensino, e ele só foi possível por meio da parceria entre as duas secretarias. “A fonoaudióloga é lotada na SEMED, mas durante meio período atende nossos alunos, com todos os equipamentos necessários, numa sala de consultório cedida pela Secretaria de Saúde”.
Além da fonoaudióloga da SEMED, para o atendimento específico de alunos, a Secretaria de Saúde dispõe também de uma especialista na área, que atende a população encaminhada por meio das Unidades de Saúde dos Bairros.
Assessor: Sócrates Prado/Ascom PMT
Foto: Divulgação