A Educação de Timbó será destaque nacional no próximo domingo, dia 30 de abril. O professor de informática da Escola Municipal Nestor Margarida, Marvio Kamm, irá contar a sua história no programa Domingão com Huck, da Rede Globo.
A participação será no quadro “Gente de Fibra” (patrocina pela empresa Vivo), que apresenta histórias de pessoas que utilizaram a internet para mudar as suas vidas. Marvio disse que quando a produção do programa entrou em contato com ele, achou que era algum tipo de pegadinha.
“Em março, quando a produção me contatou pelo WhatsApp, quase não acreditei, mas mesmo assim continuei indo atrás. Seguimos conversando, ainda com o pé atrás, enviei um vídeo contando a minha história para participar da pré-seleção”, explica o professor.
Marvio estava bastante curioso para saber como chegaram até ele, como foi escolhido para participar da pré-seleção do programa. Eles explicaram, então, que ele foi indicado pela Vivo, pois o professor havia conquistado diversos prêmios ligados a instituição em 2022: 3º, 4º e 5º Lugar na Gincana de dados Vivos, 1º Lugar no Hackathon 2022 e Equipe Destaque Hackathon 2022 junto com um de seus alunos, 3 trabalhos com Menção Honrosa apresentados na Feira Regional de Matemática, 1 trabalho premiado na Feira Catarinense de Matemática em Destaque na oralidade e comunicação, selecionado para a Feira de Matemática Nacional, que não aconteceu em 2022.
As gravações
Depois de uma semana, a notícia veio: foi selecionado. Com isso, começaram as tratativas para a gravação, que aconteceu nos dias 10 e 11 de abril. A equipe do programa veio do Rio de Janeiro e passou o primeiro dia de gravações acompanhando o cotidiano da rotina de Marvio fora da escola em Indaial, onde reside com sua família.
Já no dia 11, as gravações foram na Escola Municipal Nestor Margarida. Ali, mostraram a estrutura e os diversos espaços da instituição, com foco no uso da tecnologia. “A equipe ficou encantada pela estrutura tecnológica que nós, como educação pública, contamos aqui em Timbó”. Marvio adianta que além das filmagens na Escola, a equipe do programa também gravou cenas em todo o município, mostrando um pouco da nossa cultura e belezas.
O professor, que atua na área há 20 anos, disse que estava nervoso durante todo o processo, pois é uma responsabilidade bem grande. “Mas o que prevaleceu acima de tudo foi a felicidade durante todo o processo, esse reconhecimento, que o trabalho que realizamos aqui no dia-a-dia chegaria tão longe”.
Marvio, que também é professor no Cedup Timbó, onde desenvolveu grande parte dos projetos de tecnologia, conta que nunca pensou que a educação ganharia tanto destaque. “Apesar de o programa contar a minha história, o professor Marvio não existe sem uma Secretaria Municipal de Educação e Escolas com infraestrutura e gestores que nos possibilitem desenvolver estes projetos. Por isso, sou muito grato a todos pelo apoio sempre”, completa. Em 2021, Timbó foi pioneira no país na implantação de parceria com a Google for Education, com a aquisição de chromebooks para alunos e professores e telas de touchscreen nas Escolas. Além disso, no início de 2022, todas as salas de aula da rede municipal também receberam lousas digitais.
Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT
Fotos: Divulgação