Filme será lançado em junho deste ano e integra as ações comemorativas da fundação
A Fundação de Cultura e Turismo de Timbó celebra, em 2025, seus 25 anos de história com uma programação especial voltada ao fortalecimento da cultura, do turismo e da preservação da memória local. Como parte das comemorações, foi realizado na última semana, no Teatro Municipal, apresentações culturais que marcaram o início das atividades alusivas à data.
Durante o evento, foram anunciadas diversas ações, como a retomada de eventos tradicionais, entre eles o FESCATI – Festival da Canção de Timbó, previsto para agosto, além de novas iniciativas culturais. Entre os destaques, está a produção de um documentário inédito sobre a vida e o legado do pastor e músico Hans Hermann Ziel, figura central para a formação musical da cidade e região.
O filme, com lançamento previsto para junho, tem como objetivo resgatar e valorizar a trajetória do pastor luterano e músico alemão, que chegou ao Brasil em 1968 e dedicou-se intensamente à educação musical, regência e difusão da música erudita no Vale do Itajaí. Ziel fundou o grupo Hortus Musicus em Blumenau, atuou como regente de corais e bandas em diversas cidades catarinenses e foi um dos fundadores da Orquestra de Câmara Municipal de Timbó, criada em 1997.
Outro marco de sua contribuição foi a criação do Museu da Música de Timbó, em 2004, espaço único na América Latina por reunir instrumentos históricos – muitos deles construídos pelo próprio Ziel – e promover o ensino musical e apresentações ao público.
Nascido em 4 de janeiro de 1939, em Allenbach, na Alemanha, Hans Hermann Ziel construiu um legado que atravessa gerações e se mantém vivo na memória afetiva e cultural da cidade. Com o documentário, a Fundação de Cultura e Turismo de Timbó reafirma seu compromisso em preservar a história e valorizar aqueles que contribuíram para o desenvolvimento cultural do município.
A data oficial de lançamento do documentário será divulgada em breve pela Fundação de Cultura de Timbó