Na tarde desta quinta-feira, dia 05 de outubro, durante coletiva de imprensa, o prefeito de Timbó, Jorge Krüger, e o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) da Festa do Imigrante, Jorge Ferreira, anunciaram o adiamento do início do segundo período da 31ª edição da Festa, que estava previsto para esta sexta-feira, dia 06, no Parque Henry Paul.

 

Agora, o segundo período da Festa será de 11 de outubro, quarta-feira, até 15 de outubro, domingo.

 

A decisão foi tomada levando em consideração a previsão de muitas chuvas para o município e toda a região para este final de semana. “Depois de avaliar todos os cenários possíveis de chuvas previstas, decidimos como mais prudente para o momento adiar o recomeço da segunda semana de Festa. Nossa prioridade sempre será a segurança das pessoas”, reiterou o prefeito, que também falou sobre o Comitê de Crise da Prefeitura, que está ativo desde terça-feira, trabalhando 24h, no atendimento a população atingida. “Já estamos com as equipes organizadas, de prontidão, abrigos, maquinário, preparado para atender as ocorrências em todos os pontos da cidade”.

 

A nova data para continuidade da Festa vem sendo discutida desde o início da semana, quando a Defesa Civil do município repassou as previsões climáticas para a CCO da Festa. Na tarde da quinta-feira foi realizada uma reunião com os fornecedores e prestadores de serviço do evento, para saber a opinião e disponibilidade para este novo período, onde houve unanimidade da mudança da data.

 

“Com certeza, estamos todos preocupados com esta situação, que pode vir a ocorrer. Mas também nos preocupamos com todas as pessoas que estão trabalhando na Festa. São várias empresas que estão há meses fazendo esse trabalho, que investiram alto para estar nestes dez dias. São mais de mil pessoas direta e indiretamente ali trabalham e que também precisam e dependem destes ganhos. Os prestadores de serviço ficaram contentes com essa solução.”, explica o presidente da CCO, Jorge Ferreira.

 

A programação musical do evento também sofrerá alterações. A nova programação será divulgada ao longo da próxima semana.

 

O coordenador da Defesa Civil de Timbó, Fabio Melere, também participou da coletiva e falou que o cenário ainda é de instabilidade, com potenciais elevados de chuva para todo nosso Médio Vale do Itajaí. “Pedimos a comunidade atenção, atenção que já vem sendo dada, principalmente para deslizamentos de terra, que são as ocorrências mais volumosas aqui”.

 

Melere reitera alguns sinais de uma possível movimentação de terra: locais que tenham corte de barranco muito íngreme, muros altos ou encostas próximas de residências, por exemplo. Que as pessoas escutem estalos, postes ou árvores que fiquem tortos. Infiltração de água, água muito barrenta escorrendo nos terrenos.

 

Para situações de emergência, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

 

As cotas de enchente podem ser acessadas no site da Prefeitura, aqui.

O nível do Rio Benedito pode ser consultado em tempo real no site da Defesa Civil do Estado aqui.

 

 

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Arte: Ascom PMT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here