A Casa do Poeta Lindolf Bell apresentou nas últimas duas semanas um circuito de palestras que percorreu as cinco unidades de Ensino Médio em Timbó. A atividade foi proposta pelos profissionais que atuam na Casa como parte da programação da Semana Nacional de Museus, que neste ano teve como tema “Museus, Educação e Pesquisa”.
As palestras aconteceram na E.E.B. Prof. Júlio Scheidemantel, E.E.B. Ruy Barbosa, CEDUP, CEJA e CETISA. O objetivo das palestras foi apresentar as potencialidades de ensino e pesquisa que o Centro de Memória Lindolf Bell oferece. O Centro de Memória é o setor da Casa do Poeta responsável por conservar e difundir a documentação referente à vida pessoal e profissional de Lindolf Bell. Ao todo mais de 400 alunos assistiram a palestra, ministrada pelo atendente e coordenador do espaço, professor Miguel Rodriguez, auxiliado pelos demais colaboradores da Casa.
Durante a atividade foram exibidos documentos que compõem o acervo do arquivo, os quais são de propriedade de Rafaela Bell, filha de Lindolf, e que estão cedidos na forma de comodato à Casa do Poeta.
Os estudantes puderam perceber a importância da conservação do acervo, uma vez que ali estão documentos fundamentais para a pesquisa nas áreas da História, da Literatura e das Artes. O Centro de Memória já atendeu pesquisadores de diversas instituições de ensino superior do estado como a FURB, a UFSC e a UDESC.
O coordenador do Centro de Memória, Miguel Rodriguez, explica que também foi realizada uma reflexão teórica com os alunos sobre o conceito de arquivo. “A partir de algumas ideias do filósofo francês Jacques Derrida – expostas em conferência realizada no Freud Museum, em Londres, no ano de 1994 – levantou-se algumas questões para se pensar a relação dialética entre a memória e o esquecimento. Tais questões culminaram em uma das tantas definições sobre poesia que Lindolf Bell expressou em sua consolidada carreira: ‘Sinto que a poesia é isto: esta dialética da presença e da ausência’. Outro ponto interessante da palestra foi a apresentação de uma resenha crítica escrita por Bell na década de 1960 sobre a peça de teatro O Caso Oppenheimer”.
Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT com informações de Museu Casa do Poeta Lindolf Bell
Fotos: Divulgação