Na última quarta-feira, dia 05 de junho, iniciou em Timbó a III Semana do Desenvolvimento Sustentável. Com uma programação voltada, principalmente, para as escolas do município, foram mais de mil pessoas que passaram pelo Centro Integrado de Cultura Ingo Germer (CIC) durante os quatro dias.

Na noite da quarta-feira aconteceu a II Noite dos Documentários, que premiou os cinco melhores documentários produzidos por estudantes do ensino médio de Timbó. Saiba mais aqui.

Já na quinta, sexta e sábado, os vários espaços do CIC receberam oficinas sobre tintas naturais, os objetivos do desenvolvimento sustentável, fauna Mata Atlântica, plantas comestíveis não convencionais, interação sensorial e sobre os oceanos.

“A troca de ideias, o aprendizado coletivo e a vontade de fazer a diferença, que foi o que vimos nestes primeiros dias da Semana do Desenvolvimento Sustentável, são os motores que nos impulsionam a continuar trabalhando e inovando”, destaca a presidente do Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA), Carla Soraya Groni.

Dia da Família

O evento retorna neste sábado, dia 15 de junho, com o Dia da Família, no Jardim Botânico. A programação é voltada para as famílias das UPEs e NEIs da rede municipal de ensino. Confira a programação, que acontece das 8h30 às 12h30:

• Armário coletivo? Timbó tem!
  • Ponto Verde
  • Observação da natureza com uso do aplicativo iNaturalist
  • E esses resíduos?!
  • Que tal aprender na prática como usar um triturador para podas?
  • De olho e na ação contra a Dengue
  • Nossos amigos Pets
  • Aula de zumba, às 8h30
  • Plante essa ideia
  • Trilha ecológica, às 10h
  • A magia das cores: Plic Ploc – Bolhas de sabão
  • Conte outra vez! (contação de histórias)
  • Mini Corrida Rústica
  • Estação da alegria – brincadeiras ao ar livre

Caminhada Noturna Morro Azul

E, encerrando a programação no domingo, acontece a Caminhada Noturna no Morro Azul, com o objetivo de uma diferente interação com a natureza. A proposta é caminhar no escuro e em silêncio, da área do estacionamento até o topo do morro, e contemplar as mudanças das cores no céu, além do nascer do sol. Um ônibus sairá da Prefeitura às 4h15 e vai levar todos os que realizaram a inscrição até a área do galpão/camping do Morro Azul. De lá, todos seguem a pé até o topo do Morro. A volta está prevista para às 8h. As vagas do ônibus já foram preenchidas, mas quem quiser acompanhar de carro será bem-vindo.

A Semana do Desenvolvimento Sustentável é organizado pelo Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA) de Timbó, junto à Prefeitura de Timbó (através do departamento de Meio Ambiente), SAMAE, Fundação de Cultura de Turismo (FCT) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e com apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA) e Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI).

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT

Fotos: Tatiane Silva/Ascom PMT