A partir deste sábado, 06 de julho, o Museu do Imigrante recebe a exposição “A Arte Salva!”, que apresentará o percurso da artista plástica Bruna Carvalho. Com uma trajetória marcada por desafios pessoais e uma busca por ressignificação, Bruna encontrou na arte não apenas uma forma de expressão, mas também uma poderosa ferramenta de superação.

Hoje com 26 anos, Bruna compartilha que sua conexão com a arte remonta à infância, quando foi matriculada em aulas de pintura aos cinco anos de idade. Embora tenha abandonado as aulas precocemente, seu interesse pelas artes manuais permaneceu vivo, influenciado principalmente pela figura materna, que a introduziu em diversas formas de expressão, desde mosaico até costura.

Ao longo de sua vida, Bruna experimentou uma variedade de técnicas, incluindo crochê, ponto cruz e pintura em tela, mas foi somente em 2023 que redescobriu seu amor pela pintura. Em um momento de luta contra a depressão e ansiedade, Bruna viu na arte uma válvula de escape e uma fonte de renovação. De ex-comissária de voo a uma empresária criativa, Bruna fundou a Einebru Art, onde compartilha sua jornada de criação com uma comunidade de quase 14 mil seguidores no Instagram.

“A arte controlou minha ansiedade, trocou os pensamentos negativos por concentração nas cores, nas sombras, pensar em qual pincel usar”, compartilha Bruna sobre os benefícios terapêuticos da sua prática artística. “Depois de tudo isso, a tela pronta era sempre uma injeção de ânimo pra próxima, afinal eu queria colocar na próxima tela algo que eu acho que eu posso melhorar da última. E assim a evolução aparece e a arte te salva”, conclui.

A exposição “A Arte Salva!” é uma celebração não apenas da habilidade artística de Bruna Carvalho, mas também da resiliência humana e da capacidade transformadora da expressão criativa. Por meio de suas obras, o público terá a oportunidade de mergulhar na jornada íntima de uma mulher que encontrou na arte não apenas uma profissão, mas uma fonte de cura e renovação pessoal.

Visitação

A exposição segue até 01 de setembro.

O Museu está aberto para visitação de terça-feira a domingo e feriados, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

A entrada tem o valor de R$ 5, para estudantes é metade. Professores, idosos e crianças com menos de seis anos têm entrada gratuita.

Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT com informações do Museu do Imigrante

Arte: Ascom PMT