A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Timbó está sendo pioneira no Brasil, com a implantação do equipamento FASTRACK em suas atividades.
Com este equipamento será possível fazer o acompanhamento em tempo real, visualizar curvas de desempenho e o rendimento dos atletas em cada setor, corrigindo eventuais deficiências atléticas.
Ele será utilizado inicialmente na modalidade de Atletismo, para capturar e desenvolver treinos a partir dos resultados obtidos. Posteriormente, a intenção é fazer a testagem nas escolas para descoberta de talentos, para que possam ser encaminhados para a modalidade ou prova que tiverem mais aptidão.
Como funciona
O equipamento é composto por um conjunto de sensores fotoelétricos que funcionam como pontos de controle de passagem do atleta, interligados a um aplicativo no celular.
Além da agilidade, os testes se tornam também mais fidedignos. A plataforma oferece ainda programas em todos os níveis de capacidade, para medir com precisão o progresso dos atletas. Também captura os dados e os armazena para análise da evolução do atleta.
No programa existem testes pré-estabelecidos que permitem mensurar qualidades físicas como resistência, velocidade e agilidade para identificação de crianças e jovens com potencial esportivo e o eventual direcionamento para provas específicas.
Tecnologia timboense
A empresa RACEZONE, fornecedora do FASTRACK, é 100% timboense. Ela desenvolve equipamentos e sistemas para revolucionar o mercado esportivo, oferecendo aos atletas e treinadores uma melhor compreensão de seu desempenho, transformando seus dados em performance e resultados. Saiba mais sobre o FASTRACK aqui.
Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT com informações da FME Timbó
Foto: Divulgação FME Timbó