Nesta semana foi lançado o processo licitatório para a instalação de uma usina solar fotovoltaica em Timbó. O município será a primeira Prefeitura de Santa Catarina e uma das únicas do Brasil, a produzir a sua própria energia elétrica.
O objetivo é gerar toda a energia necessária para abastecer os mais de 45 prédios públicos de Timbó, desde a educação, saúde e demais estruturas públicas que atendem a comunidade.
A usina prevê investimentos de quase R$ 5 milhões, através do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), com recursos internacionais do Banco Europeu de Investimento (BEI) e Agence Française de Développement (AFD).
Além de produzir uma energia limpa e sustentável, a Prefeitura irá reduzir custos. Pronta, a usina terá capacidade de produzir 1,00 MWp, que suprirá 100% do consumo energético do município, gerando uma economia significativa, de cerca de R$ 1,6 milhões por ano. Recursos que poderão ser investidos em outras áreas do município. “Queremos deixar nossa cidade cada vez mais sustentável e pronta para o futuro”, comemora o prefeito Jorge Krüger.
A usina será instalada junto ao Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), na Rua Tupiniquim, Bairro Araponguinhas.
As empresas interessadas podem participar da licitação no dia 08 de novembro para en. Saiba mais aqui
Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT
Imagem meramente ilustrativa Freepik