Com objetivo de pavimentar 100 ruas até o final da gestão, o governo municipal já anuncia as primeiras vias que serão atendidas pelo Programa Pavimenta Timbó. Três ruas no bairro Quintino Bocaiuva e também cinco trechos do acesso ao Morro Azul, na Mulde, dão início às obras. Anunciado há cerca de duas semanas, o Pavimenta Timbó é um plano da Prefeitura que busca melhorar a acessibilidade, segurança e qualidade de vida das famílias de Timbó, com a pavimentação de vias públicas no centro e nos bairros, de uma forma padronizada e planejada. Com uma atenção especial ao setor, o prefeito Jorge Krüger sublinha que a mobilidade urbana é um preceito fundamental da qualidade de vida das famílias, permitindo acesso ao emprego, saúde e outras necessidades diárias.
No Programa Pavimenta Timbó estão contempladas todas as formas de pavimentação, seja por mutirão, convênio, com recursos próprios e também as reperfilagens. Os trabalhos iniciam agora, mas, a partir do ano que vem, com peça orçamentária própria, os serviços serão agilizados.
Primeiras ruas
Três ruas pelo sistema mutirão e uma com recursos próprios são as primeiras obras contempladas. A rua Faxinal dos Guedes, no bairro Quintino, já está com o serviço de cancha iniciado. Outras duas vias, no mesmo bairro, estão em análise jurídica na Procuradoria do Município para posterior envio à Câmara de Vereadores que precisa analisar o projeto. São elas as ruas Água Doce e Itajaí (parte final). A quarta via que dá a largada para o programa é a subida do Morro Azul. Este acesso, utilizado intensamente por turistas, estudantes, pesquisadores ambientais, desportistas e outros visitantes, apresenta alguns trechos, principalmente em curvas, que necessitam de pavimentação para oferecer mais segurança aos usuários. Nestes locais o material utilizado será o concreto armado. Esta obra será feita com recursos próprios do Município.
Critérios
O Programa Pavimenta Timbó é uma iniciativa da Prefeitura. Ele é realizado em parceria entre as secretarias de Planejamento, Obras e Samae. Para a pavimentação por mutirão, os custos são rateados entre Município e morador. Para agilizar os serviços, a Prefeitura entra com os trabalhos de base da rua. Ou seja, a responsabilidade da Prefeitura é de construir o projeto de pavimentação da rua, aprová-lo na Câmara, executar as obras de infraestrutura de base necessárias, como drenagem e rede de água, preparar a cancha para receber a pavimentação e fiscalizar a obra.
Para o mutirão ter efeito conforme a lei, a adesão mínima exigida é de 60 por cento dos moradores. No entanto, além da maior adesão possível ao processo quanto mais perto de 100 por cento de participação dos moradores da rua melhor outros critérios importantes definem a prioridade na pavimentação: benefício à coletividade, necessidade de fluidez no trânsito, infraestrutura e legalização da rua. É também analisada a importância da rua no conjunto do sistema viário.
Assessoria de Comunicação