A partir desta terça-feira, 9 de novembro, todos os reservatórios do SAMAE Timbó começam a passar por serviços de limpeza e desinfecção interna e externa, garantindo ainda mais qualidade na água potável fornecida às residências e aos estabelecimentos do município.
O diretor de Operação e Manutenção da autarquia, Diego Zatelli, explica que o primeiro reservatório a receber essas melhorias foi o da Rua Rodeio, no Bairro Quintino.
“Há alguns dias realizamos a limpeza e impermeabilização do reservatório em aço de 500 mil litros. Agora, executamos a ação de limpeza e desinfecção no reservatório feito em concreto, com capacidade de 300 mil litros. Primeiro é feita uma lavação interna, depois a desinfecção e por fim o enxágue, deixando a estrutura pronta para ser abastecida com água potável novamente. Por fim, é realizada a limpeza externa com um lavadora de alta pressão, para posterior pintura”, esclarece.
Seguindo o cronograma, ainda nesta semana os reservatórios localizados na Rua Tamoio, no Bairro dos Estados, também vão receber os serviços. Em seguida será a vez das cisternas das elevatórias e dos reservatórios situados na Rua Prof. Alwin Laemmel, no Bairro Pomeranos e, em seguida, dos reservatórios instalados junto à Estação de Tratamento de Água (ETA), na Rua Rio de Janeiro.
“Os da ETA ficarão para o final porquê, para desativá-los, é preciso que o novo reservatório (que já está em fase de testes) esteja em pleno funcionamento. O próximo passo será fazer uma análise estrutural em todos os reservatórios de Timbó, verificando se há necessidade de uma posterior recuperação ou impermeabilização. São serviços e ações que resultam em qualidade de vida aos timboenses, garantindo que suas residências sejam abastecidas com água tratada de alta qualidade”, afirma Zatelli.
Assessora: Aline Brehmer/SAMAE Timbó
Fotos: Aline Brehmer/SAMAE Timbó