Iniciou nesta semana a construção do novo reservatório do Samae Timbó, localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA). Com capacidade superior a 1 milhão de litros, essa é a maior obra de infraestrutura já realizada pela autarquia.
Com a conclusão dessa obra o Samae vai ampliar a capacidade de reservação no município para 4 milhões, ou seja, 2,6 milhões de litros na ETA e mais três sistemas de reservatórios distribuídos pela cidade que somam, aproximadamente, 1,4 milhões de litros.
Esse investimento representa um aumento de 60% na capacidade de reserva junto à ETA, com investimento de R$ 1.253.000,00. Em todo o município essa capacidade terá um aumento de 30%. “A previsão, se tudo ocorrer conforme o programado, é que o reservatório entre em funcionamento no início do segundo semestre deste ano. Isso porque será preciso fazer as interligações com a rede pública do Samae, o que é um trabalho complexo”, comenta o diretor-presidente do Samae, Waldir Girardi. Ele destaca que também será feita a instalação dos registros automáticos, dando andamento ao processo de modernização do sistema.
“O tanque que está sendo construído possui uma base em concreto armado com 14 metros de diâmetro e uma altura útil de aproximadamente 7 metros. Se trata de um equipamento que terá tecnologia de aço vitrificado, o que garante 25 anos de operações sem grandes manutenções”, explica o coordenador do setor técnico, Rodrigo Catafesta Francisco.
O diretor de manutenção do Samae, Diego Zatelli, destaca que, através de um eficiente planejamento técnico, é possível otimizar a execução das obras, direcionando os investimentos em melhorias para todos os bairros. “Nos últimos anos já realizamos a renovação e implantação de mais de 30 mil metros de novas redes de abastecimento e estamos desenvolvendo novos projetos para garantir o abastecimento a toda população”, diz.
Assessora: Aline Brehmer/Sócrates Prado/Ascom PMT
Foto: Waldemar Neto/Ascom PMT