A Campanha de Regularização de Ligações de Água em Imóveis, do SAMAE Timbó, tem como foco principal a cobrança justa e clara para todos os cidadãos. A autarquia trabalha pela qualidade de vida das pessoas e promoção da saúde coletiva. Além disso, realiza diversos trabalhos para garantir a transparência nas tarifas dos serviços públicos de saneamento básico prestados à comunidade.
Por que manter o cadastro do imóvel atualizado é tão importante?
As economias residenciais possuem tarifas menores do que as economias comerciais e industriais, pois fornecem a água essencial à vida das pessoas. Quando a casa está em construção, ela é cadastrada como “Ligação provisória” (que equivale a uma tarifa comercial) e, após terminar a construção, o proprietário pode requerer a transferência do cadastro para “Endereço residencial”.
Como saber em qual categoria está o cadastro do meu imóvel?
Verifique, na sua tarifa do SAMAE, se o número de economias cadastradas é diferente do número de unidades residenciais ou comerciais existentes na edificação. Se você terminou a construção do seu imóvel recentemente,, confira se ela está na categoria correta. Procure a equipe do SAMAE e atualize o seu cadastro, você pode acabar economizando por manter o seu cadastro atualizado corretamente.
Não esqueça…
É essencial manter o cadastro do imóvel atualizado, em especial o nome do proprietário, usuário e/ou inquilino, os contatos de e-mail e telefone, e também o número de economias (unidades consumidoras) e a classificação dessas economias.
Atenção aos hidrômetros
Também incentivamos que as pessoas tenham seus hidrômetros de frente para a via pública, preferencialmente abrigados na caixa padrão, facilitando a troca periódica dos equipamentos e a leitura mensal de água.
Importante destacar que, por lei, o SAMAE deve ter livre acesso ao hidrômetro SEMPRE, sem a presença de muros, cercas, obstáculos ou animais que possam oferecer algum risco aos profissionais da autarquia em serviço de leitura ou manutenção do hidrômetro/ligação de água.
Assessora: Aline Brehmer/SAMAE Timbó
Arte: SAMAE Timbó