Saúde pública de Timbó é reconhecida por trabalho destaque em Brasília

Ações organizacionais e de gestão de pessoas, gera benefícios à comunidade, satisfação de trabalho e reconhecimento em Brasília a profissionais da saúde de Timbó.
No dia 13 de julho, profissionais da Unidade de Saúde Solidária do Bairro Capitais, juntamente com a secretária de Saúde Deise Mendes Nicoletti, receberão em Brasília, o reconhecimento pela classificação na 14ª Mostra Brasil – aqui tem SUS – Santa Catarina. O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde – SC selecionou os 21 melhores trabalhos, que apresentarão seus temas no dia 13, no 33º Congresso CONASEMS.
Para melhor entendimento do tema é preciso registrar que em duas Unidades de Saúde do município atuam duas equipes de PSF (Programa de Saúde da Família), de forma independente. O trabalho das timboenses apontou para uma maior integração entre essas equipes com resultados positivos.
Com o tema “Tecnologias leves como potencializadoras no processo de trabalho de duas equipes do município de Timbó”, as enfermeiras Roseli Werner, Marina Tallmann Knoch e articuladora da educação permanente Fernanda Vicenzi Pavan criaram um relatório de experiência para compartilhar ações organizacionais e de gestão de pessoas que estão sendo bem sucedidas no dia a dia da Unidade de Saúde do bairro Capitais.
Duas equipes trabalham atualmente na unidade e com aplicação de uma readequação dos processos de trabalho melhorou a comunicação. “Quando duas equipes conseguem se unir e interagir nas atividades da unidade, tudo fica mais fácil. Nossa comunicação melhorou muito e não precisamos perder tempo em protocolar o tempo todo. Os serviços são feitos por afinidade, ou seja, cada profissional realiza o trabalho que mais se identifica, refletindo assim no atendimento à comunidade. Todos os funcionários da unidade trabalham desta forma, gerando resultados mais positivos e um atendimento mais qualificado”, disse Roseli.
Esta é a segunda vez que Roseli representa Timbó através de relato de experiência e recebe destaque nacional. “Estamos muito felizes com o resultado, porém o melhor de tudo é ver aplicabilidade aqui na unidade, com profissionais e comunidade mais felizes”, disse a enfermeira.
Para Marina, o desafio de trabalhar com as duas equipes na mesma unidade não poderia ter gerado resultado melhor. “Os médicos, enfermeiros, demais profissionais e a própria comunidade abraçou a causa. Tem profissionais que tem mais afinidade com gestantes, outros com curativos, outros com atividades educativas, e ainda os trabalhos externos que são realizados com membros das duas equipes. Nossos modelos estão muito sincronizados”, explica ela.
O objetivo do Mostra Brasil é propiciar um intercâmbio de experiências entre os municípios e destacar as experiências bem-sucedidas no SUS, estimular, fortalecer e divulgar as ações das cidades que inovam nas soluções.
Para mais informações acesse o link da matéria http://www.cosemssc.org.br/?p=1797