A Secretaria Municipal de Saúde de Timbó emitiu ontem, terça-feira (28), informativo técnico orientando os médicos da iniciativa pública e privada, quanto ao fornecimento de medicamentos para o tratamento precoce de pessoas diagnosticadas com a COVID-19, no âmbito do município. De acordo com o documento, desde o exame clínico, a prescrição medicamentosa e o tratamento seguem os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina.
Para a retirada de qualquer medicamento, o documento deixa claro que é necessário realizar a prévia avaliação do paciente e apresentar a prescrição (receita) médica. Conforme as próprias normativas dos governos Federal e Estadual, a receita deve estar escrita de forma legível, sem rasuras, em duas vias, anexo ao Termo de Ciência e Consentimento Médico/Paciente. No ato da retirada do medicamento, também deve ser assinado o Termo de Ciência e Responsabilidade Paciente/Farmacêutico.
A Secretaria de Saúde não faz nenhuma restrição ao uso de qualquer medicamento com o intuito de combater a Covid-19, desde que seja prescrito por um médico. A Farmácia Básica da Policlínica de Referência está abastecida com todos os medicamentos possíveis para o tratamento, entre os quais a cloroquina, azitromicina, ivermectina e antitérmicos como o paracetamol.
Apenas uma mudança para os pacientes acometidos pela Covid-19. A retirada dos medicamentos acontece impreterivelmente no recém inaugurado Centro de Atendimento para o Enfrentamento à Covid-19, localizado no prédio do Núcleo de Educação Infantil Beija-Flor, no Centro. Todas as normas e protocolos nos quais foi baseado o Informativo Municipal, estão disponíveis na íntegra na aba editais do site da Prefeitura de Timbó (www.timbo.sc,gov.br).
Secom/PMT/Sócrates Prado