A Secretaria de Saúde de Timbó alerta sobre a importância de todos ficarem atentos quanto aos sintomas da Influenza (gripe) e da Covid-19, que são muito parecidos. Por isso, a orientação é para que pessoas com sintomas respiratórios procurem atendimento médico. A partir da avaliação, o médico poderá solicitar o teste de Covid-19.
O teste irá indicar ou descartar o vírus da Covid-19. Nesta semana, até dia 14 de janeiro, as coletas de exames para Covid-19 estão sendo feitas no Ambulatório do Hospital Oase. O horário de atendimento é das 7h30 às 12h e das 13h às 16h.
Sintomas em comum
Entre os sintomas que a Influenza e a Covid-19 tem em comum estão: febre, calafrios, tosse, fadiga (cansaço), dor de garganta, nariz escorrendo ou entupido, dores musculares ou dores no corpo, dor de cabeça, vômitos e diarreias.
Ao notar o aparecimento de algum sintoma, o melhor a fazer é se isolar imediatamente, para procurar atendimento médico e realizar o teste da Covid-19.
Cuidados
Os cuidados para evitar a contaminação devem ser constantes: uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.
Vacina
Também vale destacar a importância da vacina contra Covid-19. Ela não inibe de ser contaminado, mas previne de desenvolver quadros graves da doença. A diminuição dos casos de hospitalização pela Covid-19 conforme o avanço da vacinação mostra a eficácia do imunizante.
A aplicação da vacina em Timbó não para. Confira abaixo o cronograma de aplicações do Centro de Vacinação, que atende no Centro de Convivência do Idoso, anexo ao Jardim Botânico, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Todos os dias: Dose de reforço; Primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos; Segunda dose da Pfizer.
Somente nas terças-feiras: Segunda dose da Astrazeneca.
Somente nas quintas-feiras: Primeira dose para pessoas a partir dos 18 anos; Segunda dose da Coronavac.
Segundas, quartas e sextas-feiras: Segunda dose (dose de reforço) da Janssen.
Assessora: Raquel Piske/Ascom PMT
Arte: PMT